A CAMPANHA
208. Os Espíritos dos pais exercem alguma influência sobre os dos filhos, após o nascimento destes?
“Muito grande. Conforme já dissemos, os Espíritos devem contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Isto constitui para eles uma tarefa: se falharem, serão culpados.”
O Livro dos Espíritos. Allan Kardec.
Finalidade e importância do Evangelho no Lar
Estudar o Evangelho de Jesus possibilita compreender os ensinamentos cristãos, cuja prática nos conduz ao aprimoramento moral;
Criar em todos os lares o hábito de se reunir em família, para despertar e acentuar nos familiares o sentimento de fraternidade;
Pelo momento de paz que o Evangelho proporciona ao lar; pela união das criaturas, proporcionando a cada um, uma vivência tranquila e equilibrada;
Higienizar o lar por pensamentos e sentimentos elevados e favorecer a influência das Mensageiros do Bem;
Facilitar no lar e fora dele o amparo necessário diante das dificuldades materiais e espirituais, mantendo operantes os princípios da vigilância e da oração;
Elevar o padrão vibratório dos componentes do lar e contribuir com o plano espiritual na obtenção de um mundo melhor;
Tornar o Evangelho conhecido, compreendido, sentido e exemplificado em todos os ambientes.
Fonte: Evangelho no Lar e no Coração - FEB
Fundamentação Doutrinária
Vários Espíritos de escol se manifestaram sobre a validade e conveniência da reunião em torno do Evangelho de Jesus, no lar; dentre eles podemos citar:
Emmanuel destaca a importância dessa prática nos lares, quando afirma:
"O culto do Evangelho no lar não é uma inovação. É uma necessidade em toda parte, onde o Cristianismo lance raízes de aperfeiçoamento e sublimação. (...) Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum." (1)
Bezerra de Menezes, por sua vez, pondera:
"Trabalhemos pela implantação do Evangelho no Lar, quando estiver ao alcance de nossas possibilidades. (...) Trazer as claridades da Boa Nova ao templo da família é aprimorar todos os valores que a experiência terrestre nos pode oferecer.“ (2)
Segundo André Luiz:
"Os espíritas e, em particular, os participantes de grupos mediúnicos precisam "compreender a necessidade do culto do Evangelho no lar. Pelo menos, semanalmente, é aconselhável se reúna com os familiares ou com alguns parentes, capazes de entender a importância da iniciativa, visando aos estudos da Doutrina Espírita, à luz do Evangelho do Cristo e sob a cobertura moral da oração" (3)
Joanna de Ângelis, e, duas obras selecionadas também se manifestou a respeito desse assunto e esclarece:
"Pelo menos, uma vez por semana, reúne a tua família e felicita-a com o Espiritismo, criando, assim, e mantendo, o culto evangélico, para que a diretriz do Mestre seja eficiente rota de amor à sabedoria em tua casa... E prossegue: E se desejares felicidade, na Terra, incorpora-o ao teu lar, criando um clima de felicidade geral. (4)
Na segunda obra, afirma: A transformação do lar em célula viva do Cristianismo operante constitui labor impostergável. Isto porque o lar é matriz geradora da comunidade ditosa, sobre a qual repousam os sustentáculos das nacionalidades progressistas. Acende o sol do Evangelho em casa, reúne-te com os teus para orar e jamais triunfarão trevas em teu lar, em tua família, em teu coração. (5).
Por fim, Bezerra de Menezes conclui, convidando-nos à ação:
“Auxiliemos a plantação do Cristianismo no santuário familiar, à luz da Doutrina Espírita, se desejamos efetivamente a sociedade aperfeiçoada amanhã.“ (6)
Fonte: Evangelho no Lar e no Coração - FEB
Referências:
(1) - XAVIER, Francisco C. Luz no lar. Por Espíritos diversos. 12. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2010. Cap. 1.(2) - XAVIER, Francisco C. Temas da vida. Cap. Evangelho no lar. Bezerra de Menezes. São paulo: CEU, 1978.
(3) - XAVIER, Francisco C.; VIEIRA, Waldo. Desobsessão. Pelo Espírito André Luiz. 28. ed. 6. reimp. Rio de Janeiro: FEB. 2012, cap.70. (4) - FRANCO, Divaldo P. Espírito e vida. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador: Leal, 1991. p. 90.
(5) - _______. Leis morais. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador: Leal, 1987. p. 19.
(6) - XAVIER, Francisco C.Temas da vida. Cap. Evangelho no lar. Bezerra de Menezes. São paulo: CEU, 1978.
Qual o objetivo da Campanha Evangelho no Lar?
Uma vez que o Evangelho de Jesus é a base para a transformação moral do ser, e que essa transformação começa no seio de cada lar, a FEEGO propõe a Campanha Evangelho no Lar como instrumento para auxiliar na implantação e no fortalecimento do estudo e vivência do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.
Foi na casa de Simão Pedro que Jesus, em companhia de Pedro e seus familiares, realizou pela primeira vez, aqui na Terra, o Evangelho no lar; exemplificando a maneira pela qual podemos tornar o nosso lar um celeiro de luz que ampara e alimenta a família. A partir de então, essa prática foi incorporada ao cotidiano dos discípulos e incentivada pela Espiritualidade Superior.
Todos nós, cristãos, especialmente os espíritas, que conhecem os benefícios do Evangelho no lar, devem utilizar dessa prática como um elo entre o céu e a Terra, para que a paz e o equilíbrio sejam vivenciados em cada lar. Dessa forma, estaremos contribuindo com a transformação moral de cada criatura e, consequentemente, com a edificação de um mundo melhor.
O Evangelho no lar é uma fonte de paz e de proteção espiritual permanente, que não somente traz benefícios para a família que o realiza, como também para toda a vizinhança e também para todos aqueles por quem rogamos a proteção espiritual dos emissários divinos.2
Evangelho no lar é Cristo falando ao coração. Sustentando semelhante luz nas trevas vivas do lar, teremos a existência transformada na direção do Infinito Bem.3
A Campanha Evangelho do Lar é uma ação da Federação Espírita do Estado de Goiás - FEEGO que encampa a Campanha Evangelho no Lar e no Coração da Federação Espírita Brasileira - FEB.
1 Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Humberto de Campos. Boa Nova. FEB Editora.
2 Documento de Orientação para o Atendimento Espiritual no Centro Espírita, cap. 8, FEB, CFN.
3 Temas da Vida. Bezerra de Menezes.
Para quem é a Campanha?
Centros espíritas;
Trabalhadores Espíritas e simpatizantes da doutrina;
Famílias cristãs-espíritas e não espíritas;
Instituições Espíritas e/ou voluntárias que manifestem desejo em aderir;
Toda a população atendida nos centros espíritas do Estado de Goiás.
Como?
Disponibilização de materiais da Campanha Evangelho no Lar - FEEGO por meio virtual e impressos;
Distribuição dos materiais impressos aos centros espíritas;
Criação de espaços interativos nas mídias sociais, incentivando a Campanha;
Evangelho no Lar on-line, todas as quartas-feiras às 20h, nos canais da Feego (YouTube e Facebook).